quinta-feira, 25 de março de 2010

Câmara vai apagar as luzes no sábado contra o aquecimento global

A Câmara dos Deputados aderiu nesta tarde à “Hora do Planeta”, que acontecerá no sábado (27): durante uma hora, das 20h30 às 21h30, várias cidades do mundo vão desligar a energia elétrica de monumentos históricos, e os moradores também serão estimulados a apagar as luzes em suas casas, em um ato simbólico contra o aquecimento global. A iniciativa é da OnG WWF (sigla em inglês de “fundo mundial para a natureza”).

O Brasil participará pelo segundo ano consecutivo, e a Câmara, por meio do seu núcleo ambiental, o EcoCâmara, também desligará toda a energia no horário marcado. Assinaram o termo de adesão ao compromisso o presidente da Câmara, Michel Temer, o diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, e o representante da WWF Brasil, Cláudio Moretti.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, a adesão à campanha reafirma a constante preocupação da Casa com a preservação do meio ambiente. Além de reconhecer a importância da iniciativa, a Câmara pretende estimular outros setores da sociedade e os seus funcionários a participarem, repetindo o gesto em suas casas.

Para Cláudio Moretti, a iniciativa lembrará às pessoas que o homem já sofre com as mudanças climáticas. "As enchentes que vêm ocorrendo são efeitos das alterações do homem no ambiente. Então, é fundamental que manifestemos para as autoridades, as empresas e os cidadãos a importância de tomar cuidado, de evitar uma pior mudança climática. Esse dia será alegre, festivo, mas de muita preocupação", explicou.

O Brasil deve apagar, ao todo, 145 monumentos e locais públicos na hora marcada.

Nenhum comentário: