quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ministro Patrus Ananias lança hoje, em João Pessoa, Planseq Bolsa Família

Política - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, vem à Paraíba nesta quinta-feira (12), para fazer o lançamento oficial do "Planseq Bolsa Família" – Plano Setorial de Qualificação Profissional Para Beneficiários do Bolsa Família. Às 10h00, ele se reúne com a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Edina Guedes Wanderley, o prefeito Ricardo Coutinho, secretários e gestores municipais, no auditório da Procuradoria Geral do Trabalho – 13ª. Região para explicar sobre plano.
Na Paraíba, aproximadamente 423 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família nos seus 223 municípios. Os recursos empregados giram na faixa dos R$ 35 milhões, podendo variar de acordo com o número de famílias que entram e saem do programa todo mês. O Bolsa Família ajuda a movimentar a economia local e contribui positivamente para uma melhoria da qualidade de vida dessas famílias. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano fica responsável pelo apoio técnico, capacitação e acompanhamento, além de monitorar o Programa Bolsa Família em âmbito estadual.
O Planseq Bolsa Família é coordenado pela Casa Civil do Governo Federal e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego. O plano foi idealizado para homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a quarta série do ensino fundamental completa. Os cursos oferecidos pelo Planseq Bolsa Família visam qualificar profissionalmente o indivíduo e prepará-lo para o mercado de trabalho.
O setor da construção civil - através de cursos de pedreiro, mestre de obras, azulejista, entre outros - foi o primeiro contemplado pelo Planseq, por ser essencial ao desenvolvimento econômico do país e por ter relação direta com as obras de infraestrutura do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Nas 26 capitais, incluindo João Pessoa, e no Distrito Federal também terão capacitações para a área de turismo, por ser um segmento em plena expansão no Brasil. Serão oferecidos os cursos de cozinheiro, barman, churrasqueiro, recepcionista, camareira, atendente de viagem e outros.

Nenhum comentário: