quarta-feira, 9 de março de 2011

Ultimas noticias do Cariri e do Mundo

Política na nossa região

É de não se entender porque os prefeitos da região do cariri, não ter nenhuma influencia na indicação dos cargos regionais, ficando a mercê de algumas lideranças, muitas vezes sendo preteridos em suas predileções, de fato os órgãos estaduais tem sede em Monteiro, mas, não quer dizer que os seus dirigentes tenham que ser de Monteiro, resta aos senhores prefeitos lutar por seus espaços dignos de quem lutou e colocou o “coronel” no poder.

O ex-vereador Piúta

Coerente e vendo que o barco tava afundando já que um governo que tanto prometeu e sequer atingiu 10% do que foi prometido, o ex-vereador Francisco de Assis Felix de Lima o “Piúta” foi um dos que deixou o Governo Municipal, além do seu irmão o Dr. Damião e Romero Remigio, acredito que outros farão fileiras. Dizem que pelo andar da carruagem só restará a Prefeita e alguns comissionados, já que o Vice-Prefeito rompeu desde 2008.

Candidatos

Pelo andar da carruagem vão sobrar candidatos em 2012, a prefeito já são mais de 5 que colocaram o nome na rua, vereador não se tem a média, mas, um grande numero de pretensos candidatos já manifestam nas ruas o interesse em disputar o cargo para o legislativo.

Carlos Batinga

Em pleno vapor, assim está Carlos Batinga, em Brasília, bem relacionado, ele já atua a frente da Secretaria Nacional do Transporte e da Mobilidade, desejamos sucesso a frente da Secretaria.

Novo Universitário

O que escrevêssemos aqui não expressaria a felicidade de termos recebido a noticia que o nosso primo Placinaldo Henrique Targino, passou e já está cursando Direito em João pessoa, a você Placinaldo os parabéns de toda a família que se orgulha de você, não podíamos deixar de Manifestar a felicidade de toda a família, que Deus te abençoe e te proteja nesta caminhada.

O que é Democracia?


Atualmente em meio a tantos protestos contra as ditaduras resolvemos tentar responder sobre o que é Democracia em 10 tópicos?


Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. Democracia é:

1- É o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

2- É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.


3- Baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

4- Sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

5- As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.


6- As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

7- As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

8- As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.


9- Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

10- As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Um grande abraço aos leitores e aos email’s recebidos. 
 Contatos pelo email: Cícero.71@hotmail.com

Nenhum comentário: