sábado, 26 de março de 2011

ESSAS MULHERES

Clemildo Brunet (Foto)
ESSAS MULHERES


Já se aflora a ideia de que as mulheres não tenham somente o dia (8), e sim todo o mês de março para serem homenageadas. Não é possível imaginar o mundo sem elas. Seria o Caos! A mulher é atraente, comunicativa, sensível, bonita, charmosa, elegante, meiga, sensual, afável, forte, dedicada, versátil, inteligente e compreensiva. É o centro de atenções em reuniões sociais, momentos festivos e outras ocasiões.

Houve um tempo em que a mulher desempenhava o papel de ser submissa e inferior ao homem. Autores literários como Alencar e Amado, deram valiosas contribuições com a literatura do romantismo e modernismo a fim que fosse banido do meio da sociedade o pensamento de que a mulher só servia pra... Aquilo. Nos dias atuais a mulher tem ocupado espaço na política, no judiciário, no comercio, em administração de empresas públicas e privadas ou qualquer outra atividade, que antes, só o homem achava-se no direito de exercer.

Recebi esta semana da União Brasileira dos Municípios (UBAM) - um release, dando conta que de 29 a 31 de março, a Estação Ciência Cabo Branco em João Pessoa, será sede do Encontro Nordestino de Mulheres Para o Desenvolvimento Social e Econômico, cujo evento vai integrar também O Encontro Nordestino das Primeiras-Damas. O Objetivo é debater a participação da Mulher no contexto econômico e social do país, bem como, criar a Associação das Primeiras Damas do Estado da Paraíba, entidade já existente no vizinho Estado do Ceará, criada e presidida pela esposa do Prefeito João Dimar, do Município de Limoeiro do Norte.

Segundo o presidente da UBAM, Leonardo Santana, haverá palestras, rodadas de discussões e entrega de material informativo. “É um evento importante, que comemora o mês das mulheres, que têm alcançado um lugar de grande destaque em nosso país, com a eleição da Presidente Dilma Roussef, quebrando um paradigma e abrindo novos horizontes para aquelas que sabem realmente administrar, com seriedade, compromisso, probidade, pontualidade.” Disse o presidente.
A programação trará a participação como presidentes de mesa: Nézia Gomes (secretária de políticas públicas para as Mulheres de João Pessoa), empresária Beatriz Ribeiro (Sistema Correio de Comunicação), a ex-deputada Iraê Lucena (secretária estadual de políticas para as mulheres), Douraci Vieira dos Santos (ex-secretária de estado), Vereadora Raissa Lacerda, Vereadora Sandra Morrocos, Crisneilde Rodrigues (presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo da Paraíba), Pâmela Bório (primeira dama do Estado da Paraíba), a psiquiatra Célia Costa Lima (Presidente da APDMCE e primeira dama do Município de Limoeiro do Norte-CE) e Ana Claudia Vital do Rêgo (primeira dama do Município de Campina Grande-PB).
Na última quinta feira (17) na Escola de Servidores Públicos da Paraíba (ESPEP), a primeira dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, que tem dado todo apoio ao encontro, realizou uma reunião com as primeiras damas e Prefeitas dos Municípios do território paraibano para os preparativos finais do evento. Várias primeiras damas puderam manifestar o seu contentamento, pois com a organização da APDMPB, elas terão oportunidades de traçar planos de trabalhos que nunca haviam realizados antes, com a total união de todas em torno do objeto jurídico.
O encontro tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba, SEBRAE, Banco do Nordeste, Assembléia Legislativa da Paraíba, Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Prefeitura Municipal de João Pessoa, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Magazine Luiza, Grupo São Braz, TV Correio, TV Máster, TV Tambaú e do Hotel Xênius que vai hospedar alguns das participantes.
Sonhando e lutando as mulheres têm o seu valor. Não estão mais ao sabor ou capricho de quem quer que seja. Nos vários seguimentos da sociedade deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram profissionais de fato. Esses fatores advêm de suas conquistas com posicionamentos estratégicos, que variam de acordo com o grau de escolaridade e classe social.
Superando os preconceitos de uma sociedade pluralista, elas têm hoje maior participação em setores políticos, sociais e econômicos. O potencial delas é delineado pelo modo de decidir e escolher livremente com quem e como compartilhar suas relações conjugais e amizades.
Essas mulheres (Esas Mujeres) “Gravação1998”
Essas mulheres
Nos tiram e nos dão a vida
Nos curam e nos abrem feridas
Difícil existir, sem essas mulheres
Essas mulheres
Um dia nos prometem o céu
No outro já nos mandam pro inferno
Difícil é viver, sem essas mulheres
Sem essas mulheres, não

Um dia nos destroem a alma
E com um beijo nos devolvem a calma
Não posso evitar, eu vivo implorando
Seus carinhos todo dia
Um dia nos destroem a alma
E com um beijo nos devolvem a calma
Eu não sei como fazer
Dou tudo só prá ter
Você acordando nos meus braços

Ah, essas mulheres
Essas mulheres
No meu poema o melhor verso
Na minha boca um doce beijo
Difícil esquecer Ah! Essas mulheres
Essas mulheres
No meu jardim a mais linda rosa
Eternamente a flor mais cheirosa
Peço a Deus prá não viver
Sem essas mulheres
Sem essas mulheres! , não

Ah! Essas mulheres...

Pombal 24/03/2011
*RADIALISTA
Twitter @clemildobrunet

Nenhum comentário: