sábado, 12 de março de 2011

Japão diz que explosão em usina nuclear não foi no reator

Governo do Japão assegurou que a explosão que aconteceu neste sábado na usina nuclear 1 de Fukushima, no norte do Japão, depois do grande terremoto que atingiu o país na sexta-feira, não foi no reator nem produziu um grande vazamento radioativo.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Executivo, Yukio Edano, disse que a explosão, que também não danificou o depósito que protege o reator, aconteceu por causa de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio e assegurou que diminuiu o nível de radiatividade na área.

Até então, o Japão se preocupava com uma possível fusão do reator, que registrou pane no sistema de resfriamento. Logo no início, o fogo chegou a lamber barras de combustível irradiado, seguindo-se, depois, uma explosão. A 12 km de lá, o sistema de resfriamento do reator n°2 também foi danificado.

O tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 8,9 - o sétimo mais potente da história dos sismos na Terra - devastou a cidade de Sendai, onde a polícia encontrou entre 200 e 300 corpos na praia. Entre 300 e 400 outros corpos estavam no porto de Rikuzentakata, que ficou submerso.

Em toda a região, os sobreviventes, ajudados por milhares de soldados, procuravam suas famílias e amigos. "Há tanta gente morta", declarou um homem idoso à imprensa, em meio às lágrimas: "Não tenho palavras para descrever tal situação", prosseguiu.

Uma estranha calma reinavam na manhã deste sábado no litoral devastado do Pacífico, no qual a onda gigante levou bairros inteiros com suas casas, carros e pessoas. Outros sobreviventes estão em estado de choque, depois da tragédia que pode ter deixado mais de 1,7 mil mortos e desaparecidos.

Como se a destruição e os tremores secundários frequentes não fossem suficientes, uma nova ameaça apareceu neste sábado, enquanto as autoridades evacuavam os moradores das proximidades de duas centrais nucleares.


TERRA

Nenhum comentário: