domingo, 11 de abril de 2010

Pescadores do sertão denunciam corrupção na colônia Z-23

Pescadores do município de São José da Lagoa Tapara – PB, localizado aproximadamente 450 quilômetros da capital paraibana realizaram reunião neste sábado (10) com a finalidade de criarem a colônia de pescadores daquele município.

Participaram do evento a convite do presidente da associação dos pescadores, diversas autoridades, dentre elas: O prefeito municipal, assessor de parlamentar federal, vereador e secretario de agricultura.

Segundo declarações dos pescadores na reunião, eles estão recebendo ameaças e coações permanentes pelos administradores da colônia Z-23 localizada no distrito de São Gonçalo município de Sousa.

Em contato com nossa reportagem vários pescadores narraram os mais absurdos fatos, deste o pagamento, sem recibo, de taxas no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para ter direito ao cadastramento na colônia, até a devolução de 50% do seguro defeso, o que constitui crime.

Outro fato inusitado é que mesmo não estando em período eleitoral, os administradores da referida colônia já tentam forçar a decisão do voto dos pescadores, ameaçando cortar o seguro defeso de quem não votar no candidato a deputado estadual apresentado pelas lideranças do movimento.

O ministério público deverá ser informado para que possa tomar as medidas cabíveis e fazer uma vistoria nos arquivos da colônia para verificar o possível ato criminal de posse indevida de documentos pessoais dos pescadores, como: carteira de trabalho, carteira de pescador, cobrança indevida de taxas, crime eleitoral, abuso de poder, regime de cativeiro e outros.

Todos os fatos estão sendo informado à Federação dos Pescadores e ao MDA com a finalidade de punir os responsáveis pela prática de tantos crimes contra o trabalhador.

Nenhum comentário: