quarta-feira, 9 de abril de 2008

PMJP entrega rede coletora

A Prefeitura de João Pessoa entrega à população as obras de saneamento básico do bairro Grotão, nesta quarta-feira (09), dentro das ações do Programa de Saneamento Ambiental do Município. Desta vez serão 500 ligações domiciliares e 1.187 famílias beneficiadas, ao custo de R$ 1 milhão. No próximo dia 18, serão os moradores do bairro de Mandacaru que receberão as obras concluídas. A solenidade acontecerá às 18h, na Rua Severino Bento de Morais (próximo à Escola Municipal Moema Tinoco) e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
O Governo Municipal destinou R$ 27 milhões de recursos próprios para as obras de saneamento em vários bairros da Capital. Além do Grotão, estão sendo beneficiados os bairros de Mandacaru, Três Lagoas, Bairro das Indústrias, Ernani Sátiro, Alto do Céu, Jardim Mangueira, Jardim Coqueiral, Porto de João Tota, São Pedro e Vem Vem e Cristo Redentor (comunidade Boa Esperança), que já foi entregue a população.
O secretário de Infra-Estrutura do município, João Azevedo, observa que as obras atendem às inúmeras reivindicações encaminhadas pelos moradores nas plenárias do Orçamento Democrático, realizadas periodicamente pela Prefeitura nas comunidades. Ele explica ainda que esses serviços são de competência da Companhia de Água e Esgotos do Estado (Cagepa), porém o Governo Municipal executa o benefício em decorrência da urgência na demanda. "Atendendo a essas reivindicações, a Prefeitura resolve os problemas de saneamento e também de saúde da população provocadas pelo contato direto com o esgoto a céu aberto, muitas vezes verificados em frente a escolas e creches", enfatiza.
Com as ações do Programa de Saneamento Ambiental do Município, iniciadas no ano de 2006, o Governo Municipal oferece melhores condições de vida aos moradores. "Com a execução desse serviço os dejetos passarão a ser coletados e distribuídos através das redes de esgotamento sanitário para um destino adequado eliminando o escoamento a céu aberto. Os benefícios são inúmeros para a cidade na redução de doenças e contaminação dos mananciais", reforça.
Os serviços de esgotamento sanitário incluem a implantação da rede de esgotos, ligações domiciliares e a recuperação de calçadas. Nos demais bairros os serviços estão adiantados variando de 70% a 95% de serviços executados. A previsão é que sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Ascom/PMJP

Nenhum comentário: