quarta-feira, 23 de junho de 2010

Campanha Milionária - RC paga 15 milhões a publicitário

Estrela da campanha presidencial de Lula em 2002, o publicitário Duda Mendonça viveu o céu e o inferno do marketing político brasileiro, mas depois de um amargo período de quase cinco anos de discrição, volta requisitado nas eleições deste ano. Alçado como o principal nome da área depois da campanha vitoriosa do petista em 2002, Duda viu seu patrimônio profissional e moral ruir depois do escândalo do mensalão, quando afirmou que parte da campanha de Lula à Presidência fora paga com dinheiro de caixa dois.

A forte associação com o PT e a mácula no currículo por admitir a forma irregular de pagamento espantaram os clientes de partidos de oposição ao governo Lula e reduziram o escopo de atuação de Duda. Além disso, o publicitário viu minguar os contratos com o governo federal, represália petista pelo excesso de sinceridade que colocou o partido em maus lençóis após admitir, em comissão de inquérito da Câmara dos Deputados, a existência de caixa dois na campanha do PT. Dos R$ 63 milhões que recebeu em 2004, os contratos de Duda com o governo federal caíram para uma média de R$ 10 milhões anuais.

Aos poucos, o publicitário retoma seu espaço. Apesar de não participar diretamente das campanhas presidenciais deste ano, Duda rodou o país em encontros reservados com candidatos aos governos estaduais e ao Senado. Conversou e mandou emissários a pelo menos 12 estados e, até agora, fechou quatro grandes contas. Roseana Sarney (PMDB), candidata à reeleição para o governo do Maranhão, Ricardo Coutinho (PSB), que concorre ao governo da Paraíba, o tucano Siqueira Campos, que tenta chegar ao Palácio Araguaia, em Tocantins, e o empresário Paulo Skaf (PSB), candidato ao governo de São Paulo, escolheram Duda como guru.

Mas a temporada de caça aos marqueteiros ainda está aberta e muitos candidatos ainda não definiram a equipe responsável pela propaganda. Em Minas Gerais, Duda Mendonça ainda pode ganhar as contas de Hélio Costa (PMDB) e de Fernando Pimentel (PT), na disputa pelo governo e pelo Senado, respectivamente. Duda esteve em Belo Horizonte para discutir a proposta com Hélio Costa. No almoço, o publicitário apresentou a conta salgada do contrato, que chegaria a R$ 15 milhões. Muitos dos candidatos que desistiram de fechar com o publicitário reclamam do preço dos serviços. Uma campanha para o Senado sai entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões.

Sigilo
Apesar de alguns candidatos que já consultaram os preços de Duda deixarem escapar valores, quem assinou contrato afirma que o sigilo é uma das cláusulas. O presidente do PMDB do Maranhão, Remi Ribeiro, afirma que o preço fechado para a campanha de Roseana não pode ser divulgado, a pedido do publicitário, para não despertar descontentamento em outros clientes.

O líder partidário garante, no entanto, que para a campanha do Maranhão o contrato deve ficar um pouco abaixo dos R$ 15 milhões previstos para Minas Gerais. “Naturalmente, a coisa (o valor do contrato) não é tão fácil para padrões de Nordeste. Não estamos adquirindo um bem, estamos adquirindo um serviço.”

O número
R$ 15 milhões
Valor que Duda Mendonça teria cobrado para fazer a campanha de Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo de Minas Gerais

# Josie Jeronimo

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