quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Paraíba notifica 84 casos de influenza

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou 84 casos suspeitos de influenza, em moradores de 20 municípios paraibanos e em pessoas de outros Estados que visitaram a Paraíba, desde o surgimento da gripe A-H1N1. Desses, 12 foram confirmados, 32 descartados e 40 estão sendo investigados. O percentual de descarte de casos para o H1N1 no Estado é de 72,73%, enquanto o do País é de 32,3%. Isso significa que enquanto o Brasil confirma a doença em 67,7% dos suspeitos, apenas 27,27% dos exames de pacientes da Paraíba dão positivo para o novo vírus. A maioria nem sequer dá positivo para a gripe comum.

A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, explicou que o alto percentual de descarte de casos para o novo vírus mostra o trabalho da vigilância de casos de síndrome gripal, na Paraíba. Ela lembrou que, logo que o vírus surgiu, o protocolo do Ministério da Saúde só recomendava a vigilância de casos suspeitos de gripe em pessoas que viajavam para países atingidos ou que tinham contato com pessoas infectadas pelo H1N1.

“Quando o País assumiu a transmissão sustentada, passamos a notificar apenas os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e síndrome gripal em pessoas do grupo de risco, para reduzir óbitos por complicações de gripe. Temos seguido as recomendações e notificado todos os casos que são enquadrados pelos médicos nesses dois critérios. Os exames descartaram 72,73% dos casos suspeitos para o H1N1 e só tivemos um positivo para influenza sazonal. Isso significa que a maioria das pessoas que está sendo notificada como ‘casos suspeitos de H1N1’ nem sequer estava com o vírus da gripe comum”, concluiu.

Municípios – Segundo o boletim divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde da SES, nesta quinta-feira (20), os 84 casos suspeitos estão distribuídos nos municípios de Bayeux (3), Bonito de Santa Fé (1), Cabedelo (3), Campina Grande (10), Capim (1), Catolé do Rocha (1), Congo (1), Coxixola (1), Esperança (1), Fagundes (1), Guarabira (1), João Pessoa (49), Lagoa Seca (1), Mamanguape (1), Patos (1), Pedras de Fogo (1), Pocinhos (1), Santa Rita (2), São Bento (1) e Tavares (1).

Foram confirmados casos em João Pessoa (8), Cabedelo (2), Coxixola (1) e Tavares (1). Dois pacientes morreram com a doença, no Estado. Dos casos confirmados, nove foram importados e três são autóctones, sendo um relacionado a uma possível importação. A taxa de mortalidade pela nova gripe no Estado é 0,05 por cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que no Brasil a taxa já chega a 0,19 mortes em cada 100 mil habitantes.

Entre os casos confirmados da nova gripe (12), há uma predominância de pessoas do sexo masculino, representando 75% do total. A faixa etária mais atingida é a de 15 a 34 anos (75% do total), sendo que, no geral, a idade varia de 14 a 61 anos. Nenhum caso foi confirmado em gestante e nenhum dos 40 em investigação é grave. Segundo o boletim, 58% dos casos confirmados (sete dos 12) apresentaram quadro de gripe leve e foram considerados apenas como síndrome gripal (SG). O levantamento feito pela SES mostrou que os sinais e sintomas mais frequentes nos casos confirmados foram febre, tosse, dor de garganta, coriza e calafrio.

Nenhum comentário: