domingo, 1 de março de 2009

Reforma política entra esta semana na pauta do Congresso; Roberto Cavalcanti é um dos alvos do PSDB

Política - O mandato do senador Roberto Cavalcanti (PR-PB), que oficialmente termina em 2010, está na mira do PSDB nacional. Uma reunião esta semana, em Brasília, definirá os rumos que a legenda vai adotar para expulsá-lo do Senado Federal. Uma das principais bandeiras: os processos aos quais Cavalcanti responde não são anteriores à posse dele na Casa, mas continuam em curso.
Roberto Cavalcanti será, inclusive, adotado como um dos "cases" do PSDB na Comissão Mista criada no Senado Federal e na Câmara dos Deputados para tratar da Reforma Politica. Os trabalhos da nova comissão têm início esta semana.
Assumindo a postura de algoz do mandato de Roberto Cavalcanti, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) já tem uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) inspirada no empresário dono do Sistema Correio de Comunicação que responde a quase 100 processos na justiça, desde corrupção ativa, formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e tantos outros.
A PEC do tucano Arthur Virgílio ganhou força dentro do PSDB nacional com a ascensão do suplente Roberto Cavalcanti ao cargo de senador titular, diante da renúncia de José Maranhão (PMDB) para assumir o Governo do Estado, no último dia 18. Os tucanos passaram a considerar questão de honra a perda do mandato de Cavalcanti, principalmente por ele ter instrumentalizado seus veículos de comunicação em prol da cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima.
Pela Proposta de Emenda Constitucional de autoria de Arthur Virgílio, se estende ao suplente de senador as normas disciplinares relativas à ética e ao decoro parlamentar aplicáveis ao titular e estabelece que será considerado procedimento incompatível com o decoro parlamentar o desvio de conduta praticado antes da diplomação. A matéria aguarda apresentação do relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) na CCJ.

PB Agora

Nenhum comentário: