segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sunga de Suplicy leva Tuma a abrir investigação

BRASÍLIA - A Corregedoria do Senado abriu uma investigação preliminar para saber se o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quebrou o decoro parlamentar ao andar pelas dependências do Congresso com uma sunga vermelha sobre o terno. O petista surpreendeu os colegas ao desfilar com o adereço pelo Salão Azul do Senado na noite da última quarta-feira, durante gravação de uma participação para o programa Pânico na TV, da Rede TV!, a pedido da apresentadora Sabrina Sato.

Tuma explicou que a investigação deve ser concluída na próxima semana e que, se houver indícios de quebra de decoro, a corregedoria da Casa encaminhará um parecer à Mesa Diretora, que pode encaminhá-lo ao Conselho de Ética.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), um processo por quebra de decoro contra Suplicy seria “um exagero”. No entanto, segundo ele, o petista foi “infeliz” ao não ter estabelecido limites quando abordado por integrantes de programas humorísticos.

“Certamente sua atitude não conta para melhorar a imagem do Senado, que já está desgastada”, afirma o tucano.

"Brincadeira não é crime"

A 2a. vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), concorda com o tucano paranaense. “Eu não teria essa atitude, mas não é caso de quebra de decoro”, afirmou. “É uma brincadeira, não é um crime.”

Procurado pela reportagem, o primeiro-secretário do Senado, Herácllito Fortes (DEM-PI), desconversou: “Eu sou membro da Mesa. Me poupe desse assunto”. Suplicy e Heráclito têm protagonizado intensos debates no plenário. Em um deles, o piauiense acabou levando um “cartão vermelho” do colega paulista.

Suplicy dá cartão vermelho a Sarney...
... e a Heráclito Fortes

A assessoria da liderança do DEM desmentiu informações veiculadas na imprensa de que o partido pretendia entrar com uma representação contra Suplicy no Conselho de Ética.

Nenhum comentário: